Consultoria

O desenvolvimento de uma estratégia de e-business é fundamental antes da elaboração de qualquer projecto, a Webyart presta gratuitamente o serviço de consultoria, adequando as soluções web as reais necessidades dos nossos clientes.

Definição de uma estratégia de e-business

O desenvolvimento de uma estratégia de e-business pode ser concebido com um processo cíclico através do qual é sistematicamente avaliado o posicionamento do cliente no mercado adaptando a sua estratégia e modelo de negócio às oportunidades, ameaças e desafios do ambiente de negócios.

Modelos Básicos de E-Commerce

Simples Simples - Este modelo consiste na apresentação online dos produtos e serviços. O site constitui uma "uma montra virtual" através do qual é estabelecida uma presença no ciberespaço. Esta é, em regra, a etapa inicial da entrada de uma empresa ou organização na Internet. A evolução é geralmente no sentido de uma maior interação com o cliente.
B2C Busness-to-Consumer (B2C) - Este modelo constitui uma evolução relativa ao modelo simples. Um site B2C proporciona a capacidade para a integração efectiva de transações comerciais através da Internet. Os consumidores acedem o site (loja virtual) obtêm informações sobre os produtos e podem fazer encomendas e pagamentos online.

O desenvolvimento deste tipo de sistemas pode ter se for da vontade do cliente a integração do sistema de informação interno da empresa com os seus consumidores finais. O processo de encomenda online pode envolver o sistema de stocks, o sistema de facturação e, eventualmente, um sistema de processamento onlin de transacções com cartão de debito e crédito utilizando ou não empresas terceiras do ramo.
B2B Business-to-Business (B2B) - O Modelo B2B consiste na interligação de fornecedores e clientes que interliga os processos de negócio envolvendo os participantes na criação de uma rede conjunta.

Analises das Ameaças, Oportunidades e Vulnerabilidades

O Modelo basico de competição de uma empresa numa industria ou sector de actividade pode servir como referência para se estudarem os efeitos que as tecnologias de comércio electrònico podem ter na estratégia empresarial.

Praticamente qualquer empresa tem que analisar o efeito que a internet e as tecnologias de comércio electrônico podem ter no seu "ambiente de negócio". Alguns dos elementos que podem caracterizar esse "ambiente de negócio" são: os produtos e serviçoes que a empresa presta, os clientes e os competidores.


Empresa e a competição entre as empresas do sector


Novos Competidores:
- O baixo "Investimento em software" necessário para lançar um novo negócio pode criar as condições que mais facilmente permitam o aparecimento de concorrntes.
- A informação transmitida por meio de newslleter, leva a loja, as promoções e os produtos directamente ao cliente.
- Até que ponto os concorrentes, novos e tradicionais, estão em condições de explorar as tecnologias de e-commerce para ganhar vantagem competitiva?

Fornecedores:
- A Introdução de tecnologia B2B na cadeia de fornecimentos pode alterar a relação com os fornecedores
- Como é feita a interação entre empresa e os seus fornecedores? Tendo em conta os produtos e serviços adquiridos qual a viabilidade e o interesse de estabelecer novos tipos de interação com os fornecedores através da web.
- Como um novo tipo de comunicação pode influenciar na sua relação com os fornecedores e trazer vantagens nisso?

Produtos e Serviços:
- Muitos produtos possuem uma componente material e uma componente de informação. Um sistema que permita a subtituição da materua por informação pode apresentar uma ameaça significativa.
- Os produtos e serviços que a empresa actualmente proporciona aos seus clientes são susceptivéis de vir a ser oferecidos através da Web?

Clientes:
- A Estrutura de intermediação pode igualmente ser alterada. Nalguns casos com a eliminação do intermediario, noutros casos com o aparecimento de novos tipos de intermediarios.
- O poder negocial dos clientes pode aumentar significativamente com o acesso à informação sobre a oferta na Web
- O cliente tem acesso 24h por dia ao produto e a loja se estiver na Internet.
- Até que ponto o tipo de clientes da empresa est+a preparado ou disposto a comprar através da Internet?